Ivan Cassimiro, de Nova Lima, trabalha com jovens e cuida da serra da Moeda
A Prefeitura Municipal de Nova Lima, desde o início do projeto, tem demonstrado total apoio. Ivan Geraldo Cassimiro, monitor de esportes da Secretaria de Esportes (SEMEL), participou de todos os eventos até o momento e auxiliou muito, com seu dinamismo e alegria, a integração entre os participantes ao realizar algumas dinâmicas. Ele deu a seguinte entrevista:
1- Qual o significado que a Serra da Moeda tem para você?
Significa um patrimônio natural e geográfico da nossa sociedade, que deve ser preservado, pois quando se perde um patrimônio, perde-se uma humanidade.
2- Qual a sua opinião sobre o nosso projeto, a partir dos eventos já realizados?
Um bom projeto que visa, em primeira instância, promover uma formação consciente de que devemos respeitar e preservar o meio ambiente em todos os aspectos.
3- Como você sentiu a participação das pessoas no 1º Fórum, realizado em Moeda no dia 30/04?
Boa. Se as ações propostas pelos subgrupos (integrados por pessoas dos cinco municípios) para a rede socioambiental, forem colocadas em prática, o dinamismo do projeto será eficaz.
4- Você trabalha muito com os jovens. Como você vê a relação deles com a questão ambiental, principalmente no que se refere à água e à serra da Moeda?
Em relação á questão ambiental, está existindo uma melhora. Em relação à Serra da Moeda, é uma novidade, que, bem articulada, poderá produzir bons frutos.
5- Quais são as ações que você já realiza, em prol do meio ambiente, que beneficiam a Serra da Moeda?
Articulação junto aos catequistas e ao presidente do conselho paroquial da igreja Santo Antônio; Apoio ao coletivo jovem Nova Lima, que está participando do projeto “3ª Margem do Rio” do Projeto Manuelzão e do Governo Estadual; Divulgação em Jornal “Correio Novalimense”; busca de parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para que os professores usem a matéria de conscientização meio ambiente como atividade transversal nas salas de aula.